Oeiras Internet Challenge 2023/2024!
Se gostas de desafios, tens boa cultura geral, gostas de pesquisar, aprender e trabalhar em equipa (dois alunos), então este desafio é para ti! Arranja um amigo e inscreve-te aqui, até ao dia 4 de dezembro.
Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Oeiras em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e destina-se a todas as Bibliotecas Escolares integradas na RBE, através da participação de alunos do ensino secundário.
O OIC visa o desenvolvimento de competências digitais e de literacia da informação, consistindo na realização de um torneio de pesquisa, seleção e avaliação de fontes de informação em linha, em forma de quiz, com recurso ao software pedagógico Kahoot.
As questões podem incidir sobre cultura geral, literacia digital, língua portuguesa, entre outros.
Há prémios!
Consulta o regulamento no site da RBE.
A prova a nível de escola será a 6 de dezembro para apurar a equipa que irá representar a escola. Haverá uma prova online no dia 2 de fevereiro para apurar as equipas para a grande final, em Oeiras, no dia 2 de março. Há bons prémios!
Participa! Atreve-te!
Exercício nacional «A Terra Treme»
Na manhã de terça-feira, dia 14 de novembro, o Agrupamento realizou o exercício nacional «A Terra Treme».
Foto de https://barlavento.sapo.pt
Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem
No dia 11 de outubro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém, decorreu o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem”, organizado pela Direção-Geral da Educação.
Este evento envolveu cerca de um milhar de agentes ligados ao setor da educação, entre diretores dos centros de formação do país, dos agrupamentos de escolas, embaixadores digitais, professores dos centros de competência TIC – em Tecnologia e Inovação, professores e representantes dos centros de formação das associações de escolas, para além dum conjunto de convidados relevantes, da área da Estatística, diretores gerais de várias áreas educativas e técnicos a nível nacional.
Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas, a decorrerem em quatro áreas distintas e em simultâneo, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar os diversos espaços expositivos e de assistir à mostra dos Clubes de Programação e Robótica, iniciativa que conta já com 308 Clubes registados a nível Nacional.
Com o meio de transporte cedido pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, o nosso agrupamento fez-se representar pela seguinte equipa de docentes: Idalécio Nicolau (diretor do Agrupamento); Décio Viegas (Subdiretor do agrupamento); Cláudia Xavier (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital AEFFL); Emanuel Bettencourt e António Espadaneira (Professores do clube Robótica XL). Um grupo de quatro alunos, acompanhou a comitiva para apresentar alguns trabalhos desenvolvidos no clube Robótica XL. Os alunos Karl Wikesjö e Bruno Fernandes do (10.ºD e 11ºC, respectivamente) apresentaram um projeto de interação entre o mundo real e o mundo virtual. Os alunos Costin Tudorache e Guilherme Martins, do 7.º ano, apresentaram o projeto ROV4all renovado e realizaram algumas experiências com o mBot. Ao longo do dia, os alunos participaram em vários desafios de programação e automação,lançados pela organização do evento, tendo a equipa constituída pelos alunos Karl e Bruno recebido o 2.º lugar.
A TERRA TREME: Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico – 14 de novembro de 2023
À semelhança dos anos anteriores, no próximo dia 14 de novembro, realiza-se a 11.ª Edição do Exercício Público nacional de sensibilização para o Risco Sísmico A TERRA TREME. Este ano, o evento principal terá lugar na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.
Veja o vídeo promocional realizado pelos alunos do nosso Agrupamento.
AEFFL Navegando para o Sucesso webpage
Na vida, enfrentamos desafios como marinheiros em alto-mar, mas é importante lembrar que, ao navegar com determinação e foco, estamos sempre dirigindo-nos para o sucesso.
Cada onda superada é uma conquista, e cada escolha sábia coloca-nos mais perto da terra firme do nosso objetivo.
A participação de vários docentes do AEFFL no nosso Projeto Erasmus+ KA1, para além de contribuir para a estratégia de internacionalização do mesmo, permitiu aos participantes: adquirir mais e melhores competências ligadas ao perfil profissional; compreender mais amplamente as práticas, as políticas e os sistemas de ensino europeus; maior capacidade para desencadear mudanças em prol da modernização e da abertura internacional no âmbito das organizações educativas; melhorar a qualidade do respetivo trabalho e das respetivas atividades em prol dos alunos, entre outras.
Na webpage do nosso Projeto é possível acompanhar a navegação de cada um dos nossos marujos além-fronteiras: https://sites.google.com/aeffl.pt/aeffl-navegando-para-o-sucesso/p%C3%A1gina-inicial
Assim, seguimos navegando para o sucesso, guiados pela bússola da perseverança e da visão clara do que queremos alcançar.
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33
Farol #34