eTwinning
- Cláudia Xavier
No âmbito do projeto eTwinning “Act as a start-up", realizou-se no passado dia 7 de feveiro de 2022, na escola secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, uma palestra em língua inglesa intitulada “How to start a start-up” realizada pela ex-aluna Daniela Martins. O convite foi endereçado a esta aluna pela professora Manuela Grazina, uma vez que a Daniela Martins iniciou uma start-up em Olhão no ano passado.
A turma que está a desenvolver este projeto eTwinning é o 3.º C, curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos com uma turma do ano de escolaridade equivalente do I. I. S. Galileo Galilei em Crema, Itália.
Na disciplina de inglês este projeto eTwinning debate a temática dos constrangimentos/ dificuldades/ diferenças na constituição de pequenas empresas nos dois países envolvidos, Portugal e Itália. Os alunos reagiram de forma muito dinâmica e ativa à exposição, tendo colocado muitas questões à oradora.
- Cláudia Xavier
A turma do 2º ano do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos participou num Projeto eTwinning com uma turma do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto - Covilhã (AEFHP). Apesar de haver no projeto mais turmas, a diferença de fuso horário (escolas da Turquia e Polónia - país em que o projeto já obteve selo de qualidade) e o horário escolar das disciplinas envolvidas (escolas do Fundão e de Paredes) não permitiu o contacto com todas as turmas, o que foi uma pena.
Neste projeto foram envolvidas as disciplinas do AEFFL programação e sistemas de informação, professora Cláudia Xavier, redes de comunicação e arquitetura de computadores, professora Carla Duarte; e as disciplinas da AEFHP programação, professora Anabela Rocha e redes, professora Lina Ferreira.
O projeto tinha como objetivos a resolução de problemas matematicamente ou através da criação de programas numa linguagem de programação (C# ou C++). Os alunos puderam confrontar soluções e entender melhor a forma como a matemática se relaciona com a informática, no geral, e com a programação, em particular. Para além disso, o processo de desenvolvimento e discussão do logotipo (imagem à direita) pelos alunos, o trabalho colaborativo, o contacto com outras realidade e opiniões foi uma das grandes mais valias deste projeto.
“In theory, there is no difference between theory and practice. But, in practice, there is.” – Manfred Eigen
Subcategorias
Act as a start-up
Projeto eTwinning Act as a start-up do 3º C com uma turma italiana (2021-22).