Erasmus+

                    Sem Título

Entre os passados dias 05 e 11 de maio, os alunos Carolina Ribeiro (10º A), Mateus Cruz (10º A) e Rui Viegas (10ºE) acompanhados pelos professores Lúcia Palma e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Mascalucia (Itália) durante a segunda mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

                                                                     foto7    

Durante a mobilidade a Mascalucia, os alunos apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos sobre os serviços de suporte do ecossistema da Ria Formosa a alunos de Espanha, Grécia, Letónia, Bulgária e da Itália. Os alunos participaram em oficinas de trabalho colaborativo e em saídas de campo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e do impacto humano nos mesmos e tiveram a oportunidade de contactar com outras culturas, de adquirir mais conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros e desenvolver competências ao nível da língua inglesa e de ciência cidadã.

 

06-05-2019

O dia começou com uma calorosa receção na escola por parte da Professora Pina Tontodonato e pelos alunos italianos envolvidos no Projeto, com a apresentação do “Erasmus+ Corner”, onde os alunos e professores provenientes dos diferentes países parceiros se apresentaram e puderam deixar uma mensagem de boas vindas. Seguidamente, no Auditório da Escola, a vice-diretora deu as boas vindas a todos os presentes. Procedeu-se à apresentação do programa da semana, à visualização de uns pequenos vídeos sobre a Sicília e Catânia e ao visionamento do vídeo conjunto de todos os parceiros sobre a primeira etapa de aplicação do protocolo do Carbono Azul. Seguiu-se uma visita guiada às duas Escolas, com uma paragem muito especial na sala dos alunos com necessidades educativas especiais, onde foram apresentados os seus trabalhos realizados em parceria com os colegas das turmas. Terminada a visita às Escolas, e após um lanche, o grupo participou em atividades de “quebrar o gelo” desenvolvidas por um psicólogo, permitindo um contacto próximo entre os demais intervenientes. Seguiu-se uma agradável surpresa: almoço convívio com alunos, professores e pais/famílias, onde foi possível degustar vários práticos típicos sicilianos confecionados/trazidos pelas famílias. O dia terminou com um peddy paper pela localidade: foi uma aventura interessante, pois em grupo, alunos dos diferentes países acompanhados por um professor, seguiram pistas e foram descobrindo os recantos de Mascalucia.

                                                        foto6

 07-05-2019

O dia começou com uma saída de campo à Reserva Natural de Isola Bella, onde se contou com a presença de um biólogo marinho que fez uma apresentação da reserva e que nos proporcionou uma visita guiada pela mesma. O tempo livre em Isola Bella deu para conviver e até ir a banhos. Seguiu-se uma pequena viagem até Taormina, onde tivemos o nosso almoço picnic e festejámos o aniversário da professora Tonia, da Grécia. O dia terminou com uma caminhada pelo centro histórico da cidade até ao imponente Anfiteatro Grego.

                                                                foto5

 08-05-2019

As saídas de campo do dia prometiam: Parque Natural do Desfiladeiro de Alcântara, com o seu parque botânico e geológico e Monte Etna. O Desfiladeiro de Âlcantara tem uma beleza fenomenal com as suas formações rochosas e o curso de água que entre elas corre, e no qual podemos caminhar e sentir as águas gélidas. O almoço em Nicolosi foi soberbo: tivemos uma equipa de pizzaiolos a confecionar diversas pizzas para nós, permitindo-nos saborear diferentes ingredientes. Após o almoço do que precisávamos?!? De uma boa caminhada, e tal foi possível quando atingimos o imponente Monte Etna com as suas crateras das erupções passadas.

                                            foto4

 09-05-2019

Viajámos em direção a Siracusa, uma cidade localizada na costa jónica da Sicília. Pelo caminho parámos em Vendicari, onde tivemos uma visita guiada pela Reserva Natural de Vendicari: foi-nos possível observar a flora e fauna da calmaria do local. Após mais uma pequena caminhada alcançámos a praia onde encontrámos vastos campos de Poseidonia, tendo-nos sido explicada a sua importância nos ecossistemas do Mediterrâneo. Antes o almoço picnic foi possível visitar as ruínas de uma Tunaria. Já em Siracusa, tivemos oportunidade de passear pelo centro histórico, percorrendo as emblemáticas ruas e visitar a Catedral de Siracusa. Antes do regresso a Mascalucia, não pudemos deixar de visitar a estátua do Arquimedes.

                                                   foto3

 10-05-2019

Neste nosso último dia em Mascalucia, os alunos apresentaram os seus trabalhos sobre os serviços de suporte dos ecossistemas costeiros das áreas onde as respetivas escolas estão inseridas. Assistimos à apresentação, por parte de um aluno italiano, de um póster científico alusivo ao ciclo do carbono azul. Seguiu-se uma aula de laboratório, onde uma equipa de alunos e professor demonstraram diferentes técnicas de medir a qualidade da água. As atividades na escola terminaram com um concurso entre os alunos: “O que sabes sobre o Carbono Azul?” O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

                                           foto2

 11-05-2019

E assim se chegou ao fim de uma semana de aventura, convívio e muitas aprendizagens. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo e até breve!!!

                                                                                                     foto1

 Carolina Ribeiro (10ºA) - Mateus Cruz (10ºA) - Rui Viegas (10ºE)

 

Pin It

Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”Project Logo final

Mobilidade a Dobrich (Bulgária)

Entre os passados dias 17 e 23 de março, as alunas Ana Rita Rodrigues (10º A), Laura Guerreiro (10º A) e Beatriz Valente (10º E) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Dobrich (Bulgária) durante a primeira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

 

 

imagem1

Durante a mobilidade a Dobrich, as alunas vivenciaram experiências únicas e enriquecedoras tanto a nível cultural como pessoal, tendo sido recebidas por famílias de acolhimento. Foram 7 dias de apresentações de trabalhos realizados até então, participação em workshops temáticos e em visitas de estudo onde, para além de terem desenvolvido competências relacionadas com as diferentes áreas disciplinares, desenvolveram também competências ao nível da língua inglesa, de uma cidadania participada e de relacionamento interpessoal.

 

18-03-2019

Após uma interessante receção por parte da Escola Profissional de Medicina Veterinária Prof. Dr. Georgi Pavlov, com um acolhimento marcado pela presença de elementos típico da cultura local e por uma sessão de boas-vindas por parte da Diretora, Dra Svetla, e de um representante da educação do município, foi-nos proporcionada uma visita guiada pelas instalações da escola, onde chegámos a “invadir” algumas salas com aulas a decorrer. Seguidamente, foi-nos apresentada pelos anfitriões uma visita virtual pela cidade de Dobrich.Feito isto, os demais parceiros apresentaram o ecossistema costeiro da área da respetiva área geográfica das escolas, assim como o logo nacional a concurso para o logo do projeto. Mais tarde, enquanto o júri composto pelos professores dos diferentes países parceiros deliberou pelo logo vencedor, o apresentado por Espanha, os alunos estiveram envolvidos num quizz sobre o Mar Negro.

imagem2

 

19-03-2019

O dia começou com uma visita de estudo ao Green Training Center – Shabla, onde se pode aprender sobre a biodiversidade na área do Mar Negro, tendo a atividade culminado com uma observação de aves no Lago de Durankulak e com uma entrevista televisiva ao professor Emanuel Santos e a um aluno letão, sempre monitorizados por uma fantástica equipa de voluntários da ONG Green Balkan. O dia terminou com uma visita ao Cabo Kaliakra, um dos mais emblemáticos da Europa.

 

imagem3

 

20-03-2019

Logo pela manhã, o grupo foi contemplado com uma visita de campo até uma praia em Bolata onde foi possível observar a quantidade de lixo ali deixada. Procedeu-se, em brigadas de limpeza compostas por alunos dos demais países, à recolha e inventariação do lixo. Após o almoço convívio na praia, o grupo deslocou-se até Balchik onde visitou o Jardim Botânico e o Palácio, e ainda até Albena para conhecer um dos mais bonitos resorts da costa da Bulgária e a Reserva de Baltata.

imagem4

 

21-03-2019

Viajámos até Varna, onde visitámos o centro da cidade, com especial destaque para a imponente Catedral e para a zona do passeio marítimo. Seguiu-se uma visita ao “Dolphinarium” e um passeio de barco pelo Rio Kamchia, uma das zonas húmidas da Bulgária, onde constatámos o elevado teor de poluição e os seus impactes, nomeadamente a eutrofização das águas.

imagem5

 

22-03-2019

Neste nosso último dia em Dobrich, visitámos uma escola do ensino especial onde foi possível, em conjunto com os seus alunos, construir manualmente peças decorativas com materiais retirados do oceano e/ou praia. Esta foi uma experiência muito enriquecedora. A manhã culminou com uma exibição de folclore búlgaro onde, no final, nos foi possível participar nas danças típicas. Visitámos a parte antiga de Dobrich e tivemos o resto do dia para estar em convívio com os nossos anfitriões. O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

imagem6

 

23-03-2019

O dia começou bem cedo para se iniciar a viagem de regresso até Olhão. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo!!!

imagem7

 

Ana Rita Rodrigues (10ºA) - Laura Guerreiro (10ºA) - Beatriz Valente (10ºE)

Pin It

Subcategorias

O projeto Erasmus+ "Nature, traditions and identity in youth’ visions" tem como objetivos principais consciencializar os nossos jovens da importância da preservação das nossas tradições e costumes, relacionando-os também com a preservação do meio ambiente envolvente. Os países envolvidos (Estónia, Turquia, Polónia, Bulgária e Portugal) irão desenvolver workshops e outras atividades onde apresentam algum do artesanato local. No caso do nosso país o artesanato selecionado foi a olaria e a pintura de azulejo.

Site do projeto: https://erasmusvision.wordpress.com


© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top