IMG 20231020 121848724

O projeto “Olhão’s downtown, how it is endangered and how to save it” (Link: https://edu.cospaces.io/HEG-PBV ) desenvolvido pelos alunos José Rijo, Francisco Quintino e Guilherme Rodrigues da turma 1.ºD do Curso Profissional de Programador/a de Informática foi o vencedor do Transform Learning: PBL, Coding, and AI  for Sustainability & Inclusion Project, uma iniciativa entre o Google e a European Schoolnet.

Alunos de sete países europeus foram desafiados a apresentarem projetos, num dos quatro cenários de aprendizagem inspiradores centrados em abordagens pedagógicas inovadoras para ensinar Codificação, Programação visual, 3D, Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (IA).

Google eduhackathon logos

 

O projeto “Olhão’s downtown, how it is endangered and how to save it”, permite efetuar uma visita 3D e 360º ​​por Olhão que enfatiza a importância da sustentabilidade e preservação dos monumentos, proporcionando uma experiência imersiva que pode ajudar os visitantes a apreciar a beleza e o significado do património cultural de Olhão. O projeto visa sensibilizar para a importância da preservação do património cultural e da promoção do turismo sustentável, ajudando a garantir que as gerações futuras possam desfrutar e aprender com o rico património de Olhão. Link: https://edu.cospaces.io/HEG-PBV

animated gif2Além do projeto vencedor, o AEFFL submeteu a concurso o projeto “São Lourenço Fort - Olhão”, da turma 11.º B do Curso CH de Ciências e Tecnologias, um cenário virtual baseado em documentos recolhidos da plataforma Europeana (link) sobre o Forte São Lourenço, outrora situado na ilha da Armona, que desapareceu com o terramoto de 1887. Com o passar do tempo e sujeito às condições climáticas da sua localização, já só restam as fundições. Olhão é uma cidade costeira e como tal está exposta às consequências das alterações climáticas, como a subida do nível do mar. Link: https://edu.cospace s.io/SBX-BDF 

Ao todo foram desenvolvidos 12 projetos pelos alunos das duas turmas, nos quais cerca de 45 alunos envolveram-se na criação de artefactos digitais 3D relacionados com monumentos da sua escolha, promovendo um sentido de lugar e uma conexão mais profunda com o passado. Devido ao limite de participação de um projeto por professor, cada turma selecionou o melhor entre pares para representar a turma na iniciativa inserida na Code Week 2023.

 codeweek

Pin It

Projeto Cultural do Agrupamento

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top