Dia Escolar da não violência e da paz | 30 de janeiroO Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.
A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Este dia foi escolhido por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
É de extrema importância que este dia sirva para uma maior consciência de que só com a paz e a não-violência é possível promover uma sã convivência e o crescimento individual e coletivo, bem como não esquecer que a paz começa dentro de cada um!
São também preocupações deste dia promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade.
Neste sentido, o nosso Agrupamento aproveita para fazer assinalar a data através da divulgação do projeto “DIZNÃOAOBULLYING”, que nasceu de uma parceria com a MOJU, e está enquadrado no projeto internacional Working Together to Stop Bullying (https://endbullying.eu/).
Com este projecto pretendemos alertar para a importância de agir para denunciar situações de bullying sejam elas em meio escolar ou online. Só tendo conhecimento das situações é que podemos intervir.

Pin It

Projeto Cultural do Agrupamento

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top