No dia 7 de fevereiro de 2017, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. Este ano, o tema base é "Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor". Pretende-se assim unir todos os interessados para tornar a Internet um lugar mais seguro e melhor para todos, especialmente paras as crianças e jovens.
Para assinalar a ocasião o nosso Agrupamento realiza, ao longo da semana nas escolas, as seguintes atividades: - Exibição de vídeos e debate sobre a temática; - Exposição de Cartazes "O que farias?"; - Sessão de formação para os alunos sobre a segurança digital.
O professor António Lopes, da Universidade do Algarve, esteve na escola secundária, a convite do Departamento de Línguas Estangeiras, no dia 12 de janeiro pelas 10h30 com a palestra “Já não tenho balas na revista: questões de língua na televisão portuguesa". Assistiram 5 professores e cerca de 80 alunos.
No dia 18 de janeiro voltou à nossa escola com a palestra “Nada de Batotas: escrever em Inglês com a Internet”.Assistiram 5 professores e cerca de 85 alunos, todos alunos de Humanidades (10º, 11º e 12º).
Ambas as palestras foram interessantes e muito úteis pelos conselhos e orientações que deixou aos alunos no sentido de melhorarem as suas competências em língua inglesa. Além disso, o professor foi bastante motivador e apelativo, o que cativou a atenção dos alunos.
No dia 17 de janeiro de 2017, o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes recebeu a visita da autora Ana Amorim Dias. A primeira sessão decorreu durante a manhã, na Escola Secundária de Olhão, para alunos do Ensino Secundário. A segunda sessão realizou-se pelas 14:30, na Escola Dr. António João Eusébio, para uma plateia de alunos do 3º Ciclo. A palestra consistiu na apresentação do seu último livro intitulado O que um adulto nunca te disse, em que a autora, de forma descontraída, fala de temas que nos deixam pouco confortáveis, nomeadamente a relação dos jovens com os pais, professores, amigos, colegas, com o álcool ou as drogas, com o conhecimento e com o desconhecimento... Ana Amorim Dias, para além de advogada de profissão, desenvolve uma série de atividades paralelas, seja por gosto, seja por necessidade. Essa combinação de papéis: advogada, mãe, empresária, desportista, repórter, entre outras, confere-lhe a capacidade para compreender profundamente o ser humano e para se aperfeiçoar enquanto pessoa. Ana Amorim confessou-nos que os melhores momentos da existência não são vividos na adolescência, mas sim na idade em que se atinge a plenitude, quando podemos tomar as nossas próprias decisões. Porém, para conseguirmos ser realmente felizes, temos de aprender uma série de competências úteis na relação com outros seres humanos e com o meio em que estamos inseridos. Um livro a ler... sem dúvida!