A equipa dos MateDio - Diogo Charlito e Matias Figueiredo, 10.º J - estiveram presentes na final do concurso Oeiras Internet Challenge, em Oeiras, no passado sábado, 25 de fevereiro. Foram acompanhados pela professora bibliotecária Teresa Costa. Em jogo estiveram 25 equipas de todo o país. Foram duas horas a jogar Kahoot, a pesquisar e a testar os conhecimentos sobre cultura geral, pondo à prova as suas competências de literacia da informação e digital. Tudo isto com muita adrenalina à mistura. Parabéns à nossa equipa que esteve à altura do desafio!
Na sequência do triste e condenável acontecimento dos últimos dias, que chocou a comunidade olhanense e todo o país, o Presidente da República deslocou-se na manhã do dia 6 de fevereiro, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, e pela Vereadora, Dra. Elsa Parreira, ao Auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes para proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma aula de Cidadania. O professor Marcelo Rebelo de Sousa começou por lembrar o caminho percorrido ao longo da História, desde a época remota da Expansão ao fluxo migratório ocorrido em meados do século XX que, fugindo à miséria e à ditadura, levou os portugueses aos degradantes bairros de lata nascidos nos subúrbios das cidades industriais da França e da Alemanha, aceitando os trabalhos mais duros, que os naturais recusavam. Referiu que a experiência deste passado doloroso dá-nos uma responsabilidade acrescida para aceitar, compreender e acolher aqueles que, tal como nós outrora, procuram, no nosso país, uma oportunidade para melhorar as suas vidas. Reforçou, junto dos jovens estudantes, a importância da empatia, da solidariedade, do respeito pela diferença, a condenação da xenofobia e do racismo, como condições fundamentais para o fortalecimento da Democracia. O Presidente da República deu voz aos jovens que condenaram perentoriamente os atos noticiados e tiveram oportunidade de manifestar as suas opiniões e preocupações relativamente ao seu quotidiano e às suas perspetivas de futuro. Lançou o repto para que os alunos se organizassem, debatessem os problemas que mais os afligem e apresentassem propostas de resolução, num próximo encontro. Os alunos mostraram-se solidários com a atual luta dos professores e aclamaram a intervenção da professora que, em nome dos docentes do Agrupamento, apelou à intercessão do Presidente da República, junto do Governo, para as reivindicações dos professores e demais profissionais da educação.