Projetos e Atividades
- António Espadaneira
- Escola Azul
No dia 24 de maio, recebemos a excelente notícia de que a candidatura da nossa escola foi aprovada e que agora estamos certificados como Escola Azul.
A candidatura proveio da iniciativa do grupo de docentes dos conselhos de turma do 2.º ciclo da escola Dr. João Lúcio que, na sequência das atividades desenvolvidas na Ria Formosa, procuraram enriquecer aquilo que se tornou numa boa experiência.
O professor António Espadaneira, nomeado responsável para a coordenação do projeto, está neste momento a proceder aos passos finais para receber a bandeira e a placa Escola Azul e envolver o resto da comunidade do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes neste excelente projeto.
- Webmaster
- Jornal Escolar - O Farol
- Webmaster
- Projetos e Atividades
De 21 a 23 de maio decorre a votação para a escolha do logótipo da componente de Cidadania e Desenvolvimento para o Ensino Secundário.
Escolhe a proposta que mais te agrada e não te esqueças de votar aqui (https://forms.gle/A9jzLkGx8LvaXtgc6) !
- Webmaster
- Projetos e Atividades
Está a decorrer o concurso de idéias para o logótipo da componente de Cidadania e Desenvolvimento no ensino secundário. Todos os alunos do 10º ano dos cursos científico-humanísticos e do 1º ano dos cursos profissionais poderão concorrer a este concurso.
As propostas de logótipos deverão ser enviadas, até 17 de maio para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , identificando o aluno (ou grupo de alunos) autor da proposta.
O regulamento do concurso poderá ser consultado em https://drive.google.com/open?id=1NmwPSjLDKMFTXdDT91GGMT9on3WBvBNe.
Para outros esclarecimentos consultar o email acima indicado
- Óscar Ribeiro
- Erasmus+
Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”
Mobilidade a Dobrich (Bulgária)
Entre os passados dias 17 e 23 de março, as alunas Ana Rita Rodrigues (10º A), Laura Guerreiro (10º A) e Beatriz Valente (10º E) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Dobrich (Bulgária) durante a primeira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.
Durante a mobilidade a Dobrich, as alunas vivenciaram experiências únicas e enriquecedoras tanto a nível cultural como pessoal, tendo sido recebidas por famílias de acolhimento. Foram 7 dias de apresentações de trabalhos realizados até então, participação em workshops temáticos e em visitas de estudo onde, para além de terem desenvolvido competências relacionadas com as diferentes áreas disciplinares, desenvolveram também competências ao nível da língua inglesa, de uma cidadania participada e de relacionamento interpessoal.
18-03-2019
Após uma interessante receção por parte da Escola Profissional de Medicina Veterinária Prof. Dr. Georgi Pavlov, com um acolhimento marcado pela presença de elementos típico da cultura local e por uma sessão de boas-vindas por parte da Diretora, Dra Svetla, e de um representante da educação do município, foi-nos proporcionada uma visita guiada pelas instalações da escola, onde chegámos a “invadir” algumas salas com aulas a decorrer. Seguidamente, foi-nos apresentada pelos anfitriões uma visita virtual pela cidade de Dobrich.Feito isto, os demais parceiros apresentaram o ecossistema costeiro da área da respetiva área geográfica das escolas, assim como o logo nacional a concurso para o logo do projeto. Mais tarde, enquanto o júri composto pelos professores dos diferentes países parceiros deliberou pelo logo vencedor, o apresentado por Espanha, os alunos estiveram envolvidos num quizz sobre o Mar Negro.
19-03-2019
O dia começou com uma visita de estudo ao Green Training Center – Shabla, onde se pode aprender sobre a biodiversidade na área do Mar Negro, tendo a atividade culminado com uma observação de aves no Lago de Durankulak e com uma entrevista televisiva ao professor Emanuel Santos e a um aluno letão, sempre monitorizados por uma fantástica equipa de voluntários da ONG Green Balkan. O dia terminou com uma visita ao Cabo Kaliakra, um dos mais emblemáticos da Europa.
20-03-2019
Logo pela manhã, o grupo foi contemplado com uma visita de campo até uma praia em Bolata onde foi possível observar a quantidade de lixo ali deixada. Procedeu-se, em brigadas de limpeza compostas por alunos dos demais países, à recolha e inventariação do lixo. Após o almoço convívio na praia, o grupo deslocou-se até Balchik onde visitou o Jardim Botânico e o Palácio, e ainda até Albena para conhecer um dos mais bonitos resorts da costa da Bulgária e a Reserva de Baltata.
21-03-2019
Viajámos até Varna, onde visitámos o centro da cidade, com especial destaque para a imponente Catedral e para a zona do passeio marítimo. Seguiu-se uma visita ao “Dolphinarium” e um passeio de barco pelo Rio Kamchia, uma das zonas húmidas da Bulgária, onde constatámos o elevado teor de poluição e os seus impactes, nomeadamente a eutrofização das águas.
22-03-2019
Neste nosso último dia em Dobrich, visitámos uma escola do ensino especial onde foi possível, em conjunto com os seus alunos, construir manualmente peças decorativas com materiais retirados do oceano e/ou praia. Esta foi uma experiência muito enriquecedora. A manhã culminou com uma exibição de folclore búlgaro onde, no final, nos foi possível participar nas danças típicas. Visitámos a parte antiga de Dobrich e tivemos o resto do dia para estar em convívio com os nossos anfitriões. O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.
23-03-2019
O dia começou bem cedo para se iniciar a viagem de regresso até Olhão. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo!!!
Ana Rita Rodrigues (10ºA) - Laura Guerreiro (10ºA) - Beatriz Valente (10ºE)
- Emanuel Santos
- Erasmus+
Da palestra proferida pela ONG Green Balkans sobre os ecossistemas de zona costeira e de zonas húmidas caraterísticos da região costeira próxima de Dobrich, os alunos inferiram que múltiplos são os benefícios dos mesmos para os humanos e que, no entanto, por estes mesmos, estão ameaçados. Os alunos ficaram alertados para a necessidade da preservação da fauna, caso especial do ganso de peito vermelho em vias de extinção devido à caça, e da flora ameaçada pela exigência de novas zonas de terra para cultivo e pelo aumento do turismo no mar Negro.
Como experiência de atividade cívica, procederam à identificação de resíduos deixados por quem usufruiu de uma praia típica da costa (Kavarna), tendo a mesma culminado com a sua recolha. Atividades realizadas com um espírito de camaradagem, de trabalho em equipa e com sentido de responsabilidade.
No final da semana, já cheios de saudade e de boas memórias, ficou o convite para virem a Olhão, o que acontecerá em maio de 2020, e ficou o desafio para a próxima mobilidade já em maio, entre os dias 5 e 11, em Mascalucia - Catania, Itália.
Subcategorias
Academia Segur@Net N.º de artigos: 3
Avaliação Interna N.º de artigos: 7
Equipa:
- Coordenador: Emanuel Bettencourt
- Daniel Santos; Isabel Palmeiro; Mariana Paixão; Vítor Boavida.
Crescer com Higiene, Saúde e Segurança - A Cegonha Ensina N.º de artigos: 2
Erasmus+ N.º de artigos: 28
AEFFL Navegando para o sucesso N.º de artigos: 3
Campus Stellae for Europe N.º de artigos: 1
Culture Covers Values N.º de artigos: 1
Eco Life in Eco Environment for European Citizens N.º de artigos: 2
Healthy Body Healthy Mind N.º de artigos: 1
Human Impacts @ Coastal Ecosystems N.º de artigos: 4
Nature,Traditions and Identity in Youth' Visions N.º de artigos: 4
O projeto Erasmus+ "Nature, traditions and identity in youth’ visions" tem como objetivos principais consciencializar os nossos jovens da importância da preservação das nossas tradições e costumes, relacionando-os também com a preservação do meio ambiente envolvente. Os países envolvidos (Estónia, Turquia, Polónia, Bulgária e Portugal) irão desenvolver workshops e outras atividades onde apresentam algum do artesanato local. No caso do nosso país o artesanato selecionado foi a olaria e a pintura de azulejo.
Site do projeto: https://erasmusvision.wordpress.com
School building for better everyday school life N.º de artigos: 2
Escola Azul N.º de artigos: 3
Estação Meteorológica N.º de artigos: 1
eTwinning N.º de artigos: 5
Act as a start-up N.º de artigos: 1
Projeto eTwinning Act as a start-up do 3º C com uma turma italiana (2021-22).
Computational Thinking N.º de artigos: 2
Global tour bus N.º de artigos: 0
Programação e matemática - relação com dois sentidos N.º de artigos: 1
Francisquíadas N.º de artigos: 26
Jornal Escolar - O Farol N.º de artigos: 39
Jornal Escolar - O Farol da Fifi N.º de artigos: 5
Karaté adaptado N.º de artigos: 1
Parceiros N.º de artigos: 1
Projeto MAIA N.º de artigos: 0
Microsite do Projeto MAIA AEFFL