Dia do Patrono - 27 de outubro
Comemoramos o Dia do Patrono a 27 de outubro, dia em que nasceu o Dr. Francisco Fernandes Lopes. O motivo é mais que justo, uma vez que foi nesta data, no ano de 1884, que Olhão recebeu como habitante, aquele que viria a ser uma das figuras mais proeminentes entre os seus conterrâneos e cuja ação teve repercussões nacionais e internacionais. Nasceu na baixa da localidade na rua que hoje tem o seu nome.
Neste dia tão especial, por uma questão de esclarecimento, discutamos o que é um patrono e mais do que isso, por que motivo é este olhanense o patrono do agrupamento e da nossa escola?
Por definição, patrono é todo aquele que luta ou defende uma causa, uma ideia, sendo defensor, protetor. Pode também encarar-se o patrono como um escritor, um cientista, um artista, que uma classe de profissionais, uma academia ou outra instituição do género elege como tutor. Ainda pode referir-se a uma personalidade de características marcantes, que tutela um grupo por si escolhido. É um protetor que apoia. Tudo isso se encontra em Francisco Fernandes Lopes! Embora tenha seguido como principal formação uma carreira de médico, este nunca descurou o aspeto histórico, musical, didático (também foi professor), investigador entre outras áreas de conhecimento que desenvolveu, tendo-se afirmado como uma figura de múltiplas vertentes culturais.
Por todos estes aspetos em que se destacou, o seu nome foi associado ao nosso agrupamento de escolas e mais concretamente à escola sede, Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, onde uma estátua que o representa foi implantada, no largo de acesso ao portão principal. Não se imagina que possa existir local mais adequado no concelho de Olhão para colocar esta homenagem, dado que dedicou toda a sua existência a esta causa, à transmissão de conhecimentos baseada na investigação e no método com que a conduzia, não deixando de referir a sua inabalável persistência, pois não desistia nunca, indo sempre “ao fundo e ao contrafundo de tudo o que estudamos”, como costumava dizer.
Está ali à entrada, para lembrar aos estudantes que se deve aproveitar a oportunidade de poder estudar, de se poder crescer, que se deve evoluir, aprender o que nos ensinam e ir sempre mais além; que se pode e deve utilizar a nossa inteligência para causas positivas e contribuir para um mundo melhor. Por tudo isto, foi escolhido para nosso patrono e por tudo isto é uma honra tê-lo como patrono!
(texto da prof. Plácida Palmeira